Você realmente conhece as oportunidades de trabalho na área de radiologia para quem faz um curso superior?

Com certeza, a primeira imagem que vem à sua cabeça quando ouvimos falar em radiologia é o trabalho de um profissional responsável pelos exames de raio-x que auxiliam o médico a fazer um diagnóstico, não é mesmo?

Mas, você sabia que, com o avanço da tecnologia, as oportunidades de trabalho nessa área se expandiram para outros setores?

O tecnólogo em radiologia, que geralmente trabalha operando equipamentos para produzir imagens radiográficas, pode explorar outras possibilidades em diferentes setores.

Que tal conhecer um pouco mais sobre esse mercado?


1. Radiologia Forense

Já pensou em trabalhar ajudando em uma investigação criminal? Essa é uma das área da radiologia que faz parte do instituto de medicina legal, que estuda e ajuda a esclarece casos de morte: seja por origem criminosa, natural ou acidental. O especialista na área de radiologia forense, o profissional auxilia a equipe a obter provas sem danificar o corpo humano. Exemplo: buscar por projéteis em um cadáver ou saber o grau de comprometimento de órgãos após um trauma.

2. Pesquisa Acadêmica

Nas instituições de ensino superior, o profissional pode atuar como docente ou como pesquisador em busca de aprimoramento ou de novas tecnologias para o setor. Em instituições públicas, como a CNEN, pode atuar como pesquisador de novas tecnologias.

3. Gestão de Unidades de Diagnóstico

Em hospitais e clínicas de saúde, o tecnólogo pode atuar na organização e gestão de unidades e serviços de diagnóstico e tratamento por imagem. Entre as atribuições do profissional está a supervisão de proteção radiológica nesses ambientes.

4. Radiologia Industrial

A radiologia industrial são usado procedimentos utilizando a radiação em peças, materiais e processos de fabricação, para analisar e identificar possíveis defeitos não visíveis a olho nu. O especialista tecnologo trabalha em aeroportos, indústrias automobilísticas e de aviação. O diferencial desse trabalho está na possibilidade de identificar danos no material sem alterar ou comprometer sua estrutura. Para atuar nessa função é necessário, inclusive, uma habilitação pela Comissão de Energia Nuclear (CNEN).

5. Radiologia Veterinária

Na área da radiologia veterinária, a radiologia auxilia no diagnóstico e tratamento para a medicina veterinária fazendo exames tanto em animais de pequeno porte quanto em animais de grande porte. Para isso, o profissional especialista executa procedimentos com o auxílio de equipamentos que emitem radiação - como o raio-x, por exemplo - para gerar imagens de parte ou corpo todo do animal.

6. Radiologia Odontológica

O especialista em  radiologia odontologica gera imagens da arcada dentária do paciente. Esses exames vão desde a geração da imagem de um dente até a visualização de toda a arcada dentária de um paciente, que auxiliam em diferentes diagnósticos e tratamentos odontológicos, como implantes dentários.


 

1º Turma de Radiologia da Faculdade IESM
Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora